PROJETO 2014
SUSTENTABILIDADE NO CAMPO, EDUCANDO POR UM MUNDO MELHOR.
JUSTIFICATIVA
O
Projeto da escola, iniciado em 2013, com a temática “Sustentabilidade no campo,
educando por um mundo melhor” é uma iniciativa do corpo docente juntamente com
a direção da instituição, alunos, pais, comunidades escolar e local. Os
subtemas elencados para o trabalho pedagógico são:
1 - Saúde
física e mental;
2 - Coleta
seletiva do lixo
3 - Mundo
do trabalho e tecnológico;
4 - Boas
maneiras;
5 - Aquecimento
global;
6 - Água;
7 - Lazer;
8 - Esporte
9 - Segurança
alimentar.
O projeto
passou por atualização e avaliação pelas partes envolvidas e para 2014 segue
com novos desafios.
*Pesquisa
antropológica de 2013(pessoas elencadas) teorizando, com metodologia da
pesquisa e construtivismo.
Nos dias atuais queremos saber sempre
mais sobre sustentabilidade. Perguntamos: O que é sustentabilidade? Como conceituar?
Vivemos num mundo único, cuja questão
ambiental, social nos questiona o que fazemos nos nossos mundos particulares?
Tudo é reflexo das nossas ações, mas devemos reconhecer que a vida é mais e tão
importante quanto a vida que nos cerca, e somos seres em processo evolutivo.
De onde traremos os exemplos? Com
certeza virão da prática, das histórias feiras e refeitas com tentativas e
grandes acertos que virão da pesquisa, da formação, da nossa prática em sala de
aula.
Sustentabilidade é um conceito
sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais,
culturais e ambientais da sociedade humana.
A sustentabilidade abrange vários níveis
de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro, é preciso ser:
·
Ecologicamente correto;
·
Ecologicamente viável;
·
Socialmente justo;
·
Culturalmente diverso;
Já com a pratica
da produção orgânica e estufa escolar propicia o resgates dos saberes dos
alunos, em relação ao conteúdo que se pretende trabalhar, construindo o ponto
de partida para o processo de ensino aprendizagem. Os estudos culminam na
implantação e na manutenção da horta, mantendo-a em constante produção
abastecendo a cozinha da escola para incrementacão da merenda e o excedente
rateando entre os alunos. No final do ano há apresentações dos trabalhos
desenvolvidas.
OBJETIVOS GERAIS
·
Desenvolver ação mobilizadora capaz de promover
e articular diferentes segmentos escolares.
·
Sustentabilidade em defesa do meio ambiente e da
vida humana, proporcionando ações para diminuir os impactos da poluição,
realizadas pela vida humana e pelas industrias, visando a reciclagem ,
reutilização e redução do lixo jogado no meio em que vivemos(rios, vegetações,
lagos,...).
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Democratizar o espaço e unir os alunos,
professores e funcionários em um projeto único.
·
Preservação do meio ambiente e melhoria da
qualidade de vida...
·
Verificar o desenvolvimento sustentável no meio
ambiente.
·
Descrever as soluções encontradas para garantir
melhores condições para o desenvolvimento dos aspectos econômicos, culturais e
sociais, sem causar danos ambientais.
·
Aprendizado de técnicas e manejo em horta
orgânica.
·
Complementação e enriquecimento da merenda
escolar.
PUBLICO ALVO
Todos
os alunos do Ensino Fundamental.
METODOLOGIA
Plano
de ação.
CRONOGRAMA
Durante
o ano letivo de 2014
AVALIAÇÃO
Os
resultados são monitorados constantemente com a horta em constante produção e
estudos de avaliação de resultados desenvolvidos entre os alunos, professores e
os monitores.
O
trabalho em estilo de rodizio de alunos
que auxiliam na manutenção da horta, na troca de experiência , no
repasse de mudas, adubos, etc...
OBS.: Anexo fotos do que já foi realizado no
projeto/2014.
Viagem de estudos ao Salto do Yucumã. “Palestra”.
Viagem de estudos ao Salto do Yucumã. “Palestra”.
Alface orgânica na alimentação dos alunos.
ESCOLA ESTADUAL DE
ENSINO FUNDAMETNAL CARLOS GOMES
VILA INDUSTRIAL –
CAMPO NOVO – RS
“Enquanto a paz
estiver presa, a violência vai estar solta.”
PROJETO : VIOLÊNCIA
COM PALAVRAS OU VIOLÊNCIA VERBAL
Sustentabilidade do subtema do projeto:
Saúde física e
mental, boas maneiras
TEMA:
COMBATE A VIOLÊNCIA – FENÔMENO BULLYNG
PÚBLICO:
Todos os alunos do ensino
Fundamental
JUSTIFICATIVA
Como podemos diminuir
a violência na escola? Em foco a
violência verbal?
Violência
é um comportamento que causa dano a
outra pessoa, ser vivo ou objeto.
A
violência verbal não é uma forma de violência psicologia. A violência verbal normalmente é utilizada
para importunar a vida da outra pessoa.
Pode
ser feita através do silencio, ofensas morais (insultos), depreciações e os
questionários infindáveis.
Esse projeto tem a
finalidade de levar o aluno a uma reflexão sobre as palavras que se usa no
cotidiano da escola, casa, transporte escolar, com os colegas e professores,
etc...
OBJETIVO
GERAL
Devido
ao crescimento do índice de violência verbal e indisciplina no pátio da escola
se estendendo para a sala de aula desde
o I, II e III Ciclo do Ensino Fundamental, pretende-se com o Projeto, mobilizar
a comunidade escolar para ação mais
ampla e eficaz , não só do ponto de vista ensino/aprendizagem, mas também do
ponto de vista social.
Fazer
com que os alunos compreendam que o processo educacional é fundamental para seu
desenvolvimento como ser humano e para o seu desenvolvimento como profissional.
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
1- Combater
o crescimento da violência verbal e da indisciplina no interior da escola,
principalmente nas salas de aula, corredores e até no transporte escolar.
2- Propor
atividades que melhorem a convivência social no espaço escolar e na sociedade
como tal.
3- Propor
aos alunos a reflexão sobre o seu projeto de vida e os caminhos para alcançar
seus objetivos.
4- Levar
os alunos à elencar medidas para diminuir a violência na escola, saber
respeitar as diferenças.
METODOLOGIA
– PLANO DE AÇÃO
· Apresentação do projeto aos professores.
· Agendar palestra sobre violência verbal.
(Grupo : Dona Dulce).
· Produção de texto coletivo (violência
verbal). Construir o texto de forma. que cada aluno complete e expresse sua
ideia.
· Organizar uma oficina com o escritor Dieison
Groff de Humaitá.
· Apresentar uma musica (parodia) a partir do
tema proposto.
· Dramatização (teatro).
COMPONENTE
CURRICULARES
è Lingua
Portuguesa
è Lingua
Espanhola
è Arte
è Historia
è Geografia
è Ciências
físicas e biológicas
è Matemática
è Educação
física
è Ensino
religioso
è Técnicas
agrícolas
ESCOLA
ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS GOMES
VILA
INDUSTRIAL – CAMPO NOVO – RS
PROJETO
DE LEITURA – 2014
“Livro vai, livro vem,
eu
leio e você também.”
JUSTIFICATIVA
É
necessário que a escola busque o resgate do valor da leitura, como ato de
prazer e apropriação de novas visões de mundo e emancipação social.
A
realidade atual vem em escala crescente afastando nossos alunos do ato de ler.
Ferramentas como computadores, videogames, tv, o acesso restrito à leitura no
núcleo familiar e a falta de incentivo, têm contribuído para o pouco interesse
a leitura e consequentemente dificuldades marcantes que sentimos na escola
como: vocabulário fraco (precário), reduzido e informal, dificuldades de
interpretação e compreensão, erros ortográficos, poucas produções
significativas dos alunos e conhecimento restrito aos conteúdos escolares.
Sabendo
que a promoção da cidadania perpassa pelos momentos de leitura, cabe a escola
promover e incentivar o ato de leitura de forma a aguçar o gosto, o prazer e a
valorização da mesma.
Nesse
sentido, esse projeto visa fazer com que o aluno perceba que ler é uma viagem
maravilhosa, e que é ponto de partida para o raciocínio lógico, possibilitando
a capacitação para construir suas relações diante do mundo.
PUBLICO ALVO:
Todos
os alunos do Ensino Fundamental.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver
a competência de leitura do aluno buscando torna-lo um leitor eficiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de
leitura na escola, buscando efetivar, enquanto processo a leitura e a escrita;
·
Estimular o desejo de novas leituras;
·
Possibilitar a vivencia de emoções, o
exercício da fantasia e da imaginação.
·
Promover o desenvolvimento do vocabulário
favorecendo a estabilização de formas ortográficas.
·
Possibilitar produções orais, escritas e em
outras formas de linguagem.
METODOLOGIA – PLANO DE AÇÃO
·
Reunião com professores para esclarecimentos
sobre o projeto e pedido de sugestões;
·
Iniciar o dia da leitura na escola, através
de algumas ações de motivação sobre a importância da leitura;
·
Baú da leitura – cada dia ele passa em uma
sala;
·
Concurso de produções (diferentes gêneros);
· Sacola mágica da leitura – os alunos levarão
para casa uma sacola contendo
material de leitura – livros, revistas,
jornal, gibi,...) e um caderno de registro, o qual será usado para recontar a historia, noticia
, reportagem lida, usando a escrita, desenhos, colagem, dobradura, dramatização
ou o que a imaginação mandar. Depois cada aluno apresentará sua criação aos
colegas.
CRONOGRAMA
Durante
todo o ano letivo de 2014.
AVALIAÇÃO
Acontecerá
durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes do aluno/
leitor no seu cotidiano.
JUSTIFICATIVA
O Futebol é um esporte extremamente competitivo, seja nos gramados ou fora dele. Prova disso são as frequentes discussões entre membros de torcidas rivais. No âmbito escolar não é diferente, a competição acontece diariamente seja entre turmas diferentes ou colegas de classe o que torna o ambiente propício à debates em classe , jogos externos e outros, a fim de transformar o que seria simples discussão (que por vezes tem fim trágico) em algo que venha somar nas experiências diárias na vida de cada indivíduo.
Dado o momento atual em que todos as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvidas competências pedagógicas na área, social, intelectual , política e cultural visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.
ABERTURA:
No dia 12 de junho será dado o pontapé inicial na Copa do Mundo 2014 no Brasil e nossa escola certamente não ficará de fora do evento.
Em um um período determinado anteriormente a escola estará realizando sua abertura oficial com o cronograma abaixo:
- Hino Nacional Brasileiro
- Distribuição de Bandeirinhas
- Apresentações das torcidas organizadas e seus
gritos de guerra.
- Eleição da melhor coreografia da música ( Eu
te amo meu Brasil).
- Slide curiosidades da Copa.
- Concurso de melhor poesia de Copa.
- Competição "torta na cara" sobre
curiosidades da Copa do Mundo
- Sorteio de times e seus devidos oponentes
- Despedida - Comes e bebes (comidas africanas e
brasileiras)
OBJETIVO GERAL:
*Conhecer a história das Copas fazendo uso dela para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais , valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, não deixando de fazer a interdisciplinaridade a fim de que o educando venha ter um melhor aproveitamento no presente projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer, respeitar e valorizar a
cultura de cada País envolvido no evento;
- Reconhecer a importância da
história de nosso País em Copas do Mundo;
- Compreender a necessidade do trabalho
coletivo para o sucesso do grupo;
- Analisar o interesse econômico de cada País
envolvido;
- Compreender que o Brasil alcança valorização
mundial a cada Taça levantada;
- Identificar os países participantes da Copa do
Mundo 2014;
- Conhecer as contradições de nosso país.
Objetivos Língua Portuguesa
- Ler corretamente os textos propostos,
compreendendo sua mensagem.
- Reconhecer o significado correto das palavras.
- Interpretar corretamente os textos propostos.
- Identificar a escrita correta das palavras.
- Destacar os sinais de pontuação, compreendendo
suas aplicações.
- Produzir os textos de forma coerente e
ortograficamente correta.
- Reconhecer as letras do alfabeto
diferenciando vogais de consoantes dentro dos textos propostos.
- Separar e classificar corretamente as
sílabas.
- Reconhecer os adjetivos pátrios.
- Produzir slogans de forma criativa e
coesa e coerente.
- Elaborar anúncios e propagandas.
- Realizar pesquisas e colher dados diretamente
ligados ao tema do projeto.
CONTEÚDOS E SUGESTÕES
Língua Portuguesa
Tipos de texto- informativo, descritivo, etc...
Alfabeto
Famílias silábicas
Sílabas
Adjetivos pátrios
Slogans
Anúncios e propagandas
Pesquisas
Vocabulário
Ortografia
Sinais de pontuação
Produção Textual
Sugestões de Atividades:
Leitura e interpretação de texto informativo
Descrição de países envolvidos na Copa ou de seus jogadores
Utilização de expressões futebolísticas para trabalhar letra inicial, vogais e consoantes.
Família silábica de objetos utilizados em jogos de futebol como ( bola, cartão, trave, gramado, camisas etc)
Separação e classificação das sílabas do nome de jogadores de nossa Seleção
Listagem em mural elaborado em grupo de adjetivos pátrios de cidades onde nasceram os jogadores da Seleção Brasileira.
Criar individualmente ou em grupo slogans e ilustrá-los.
Manipulação de dicionário a fim de obter significado de palavras pouco utilizadas, mas que estão inseridas em nosso Hino.
Utilização de texto informativo do País sede da copa para identificar sinais de pontuação e sua aplicação nas palavras.
Produção de texto individual ou coletivo sobre a história do Brasil em Copas do Mundo.
Objetivos Matemática
- Aplicar as quatro operações corretamente
dentro de problemas contextualizados
- Ler , escrever, comparar e ordenar os numerais
ordinais seguindo a sequência de colocação de cada time no Ranking da
FIFA.
- Reconhecer figuras geométricas utilizadas na
elaboração do desenho de um estadio de futebol.
- Fazer cálculos de diferença de fuso horário de
cada país da copa aplicando a operação correta de acordo com os problemas
propostos pelo educador
- Elaborar gráficos de desempenho dos países em
Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
- Montar a tabela da copa e através
dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar na final do
evento.
- Elaborar( utilizando sucata) materiais
esportivos e realizar compra e venda fazendo os devidos cálculos dos
gastos e lucros.
Matemática
Numerais ordinais
Geometria
Operações
Medidas de tempo
Gráficos
Tabelas
Quantidade
Sistema monetário
Sugestões de Atividades:
Colocação dos países campeões de Copas
do Mundo em escala de 1 a 100.
Posição de alguns países no Ranking da
FIFA ( Alemanha, Brasil. Arábia Saudita, Argentina, Itália etc ...)
Confecção de cartões utilizados pelo
juiz, e maquetes de campos de futebol com suas diversas formas geométricas
Situações problema envolvendo times,
países e jogadores de futebol.
Gráfico do desempenho do Brasil desde a
primeira copa do mundo até a atual.
Montagem de tabela de jogos da Copa de
1994 ou a que o professor preferir
Cálculo de venda de material esportivo
Elaboração pelos alunos de produtos
esportivos, anúncio e venda dos mesmos em feira montada na própria sala
de aula com dinheiro sem valor.
Objetivos Ciências
- Enfatizar a importância de uma boa alimentação
para a saúde do corpo humano e sobretudo para um bom condicionamento
físico dos jogadores.
- Identificar e listar corretamente as partes do
corpo humano.
- Listar os animais das savanas que correm risco
de extinção
- Enumerar os benefícios que a água pode trazer
ao jogador durante uma partida de futebol e aos seres humanos em geral
- Comparar a vegetação da Amazônia brasileira
com a de outros países.
- Conscientizar os alunos sobre o perigo do uso
de drogas no meio futebolístico e na vida
- Confeccionar murais e ou maquetes com o tema
AS SAVANAS
Ciências
- Alimentação
- Partes do Corpo
- Animais em perigo de extinção
- Água e seus nutrientes
- Vegetação
- Drogas
Sugestões de Atividades
- Pesquisa sobre a alimentação utilizada por
jogadores de futebol.
- Desenho do técnico da seleção e listagem das
partes de seu corpo
- Pesquisar sobre a importância da água durante
uma partida de futebol.
- Comparação entre a vegetação africana e a
brasileira
- Estudo dos animais da fauna brasileira que
sofrem risco de extinção
- Montagem de mural com curiosidades sobre
animais da fauna brasileira
- Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele
trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.
Objetivos Geografia
- Reconhecer o clima dominante em cada país e as
causas da variação de país para país.
- Identificar o continente a que pertence cada
seleção participante da Copa
- Confeccionar bandeiras
- Discutir formas de governo expressando sua
opinião a cerca do melhor sistema.
- Refletir sobre as causas das desigualdades
sociais no Brasil e analisar as possíveis soluções para o problema
Geografia
As desigualdades sociais no Brasil
Clima
Países e continentes
Bandeiras
Formas de Governo
Fome
Sugestões de Atividades
Debate sobre o tema: As desigualdades
sociais no Brasil
Utilizar um país de cada continente e
fazer a comparação de clima entre ele e por que existem diferenças
Fazer em Mural a listagem de
Continentes e distribuir cada pais no devido espaço
Fazer comparações entre as formas de
governo de dois países que participam da Copa 2014
Apresentar slides das dificuldades
encontradas em algumas regiões do Brasil em termos de água e alimentação abrindo
espaço para que as crianças indaguem, socializem e discutam procurando meios de
resolver o problema.
Pedir que apresentem a solução em forma
de apresentação teatral ou produção textual
Pedir que façam comparação por escrito
entre o Brasil e os outros países participantes da copa
Objetivos História
- Reconhecer a origem do futebol
- Pesquisar sobre Charles Miller e a
importância de sua existência para a história do futebol.
- Elaborar cartazes sobre o surgimento da Copa
do Mundo
- Realizar pesquisas entre os idosos da
comunidade como forma de interação e valorização do conhecimento do outro
- Conhecer a história de um dos maiores ídolos
do futebol mundial (Pelé) e elaborar caricaturas dele ou de jogadores
considerados figurinhas carimbadas da copa.
História
Como nasceu a copa do mundo?
Quem foi Charles Miller?
Em que país nasceu o futebol?
O rei do Futebol
Sugestões de Atividades
Pesquisa sobre a vida de Charles Miller
e sua importância para o futebol
História do Surgimento da Copa em papel
metro com ilustrações feitas pelos alunos
Pesquisa sobre os principais
artilheiros de todas as copas
Pesquisar entre os idosos da comunidade
o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir
junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.
Escrever as diversas lendas a cerca do
surgimento do futebol e ilustrá-las formando uma pequena história
Escrever a biografia de Pelé e fazer
caricaturas do rei do Futebol
Objetivos Educação Física
- Identificar e listar os benefícios do
alongamento e sua necessidade antes de qualquer atividade física .
- Reconhecer e respeitar as regras envolvidas em
um torneio de futebol.
- Educação Física
- Torneio de futebol ( Copinha)
- Alongamento
Sugestões de atividades
Jogos programados pela escola entre
séries
Estudo das regras a serem utilizadas no
futebol
Palestra sobre alimentação no intervalo
dos jogos
Slides sobre a importância do
alongamento antes de cada partida.
Objetivos Artes
- Criar um mascote , descrevê-lo e encaminhar o
projetinho para a eleição do melhor mascote
- Montar mosaicos de bandeiras
- Construiu maquete de estádio de futebol
- Reconhecer cores primárias e secundárias
- Desenvolver habilidades artísticas através de
desenho de mascotes de clubes de futebol ou de Copas do Mundo.
Artes
Colagem
Pintura
Desenho
Mosaico
Maquetes
Sugestões de Atividades
Elaboração e escolha da mascote de
nossa Copinha.
Montagem de quadros de mosaico
com as bandeiras dos Países participantes da Copa
Confecção de bandeirinhas dos países
que participam do evento
Construção de maquete de estádios de
futebol
Desenhar a mascote do Brasil na Copa de
2014
Estudo das cores primárias e
secundárias a partir da pintura de bandeiras de Países.
Objetivo Música
- Cantar o Hino Brasileiro corretamente.
- Desenvolver o gosto pelo ritmo musical
através de composições de gritos de guerra com acompanhamento
- Conhecer característica de cada década através
de músicas cantadas em copas anteriores
- Confeccionar instrumentos a partir de
materiais sucateados.
Música
Hino Brasileiro
Músicas das Copas
Gritos de Guerra
Hinos de times de futebol a qual
pertencem alguns jogadores da Seleção
Instrumentos musicais vindos da África
e utilizados no Brasil
Sugestões de Atividades
Montar Bandinha para execução do Hino
Brasileiro todas as manhãs
Pesquisar músicas das Copas e verificar
o que pode ter mudado no Brasil através dela como, por exemplo, em 1970
cantávamos 90 milhões em ação ...
Dividir a sala em grupo e pedir que
cada um crie um grito de guerra premiando aquele que for mais votado pelos
professores
Utilizando sucatas fazer a confecções
dos instrumentos da Bandinha
Objetivos Pluralidade Cultural
- Combater o preconceito através do conhecimento
do costume de cada povo.
- Definir racismo através de painéis com
reportagens evidenciando a prática.
- Respeitar a África enquanto berço cultural do
qual o Brasil herdou vários costumes
Pluralidade Cultural
Etnia , Raça , Cor
Elementos africanos na cultura
brasileira
Sugestões de Atividades
Ler e discutir textos informativos
sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais
Fazer comparações entre a cultura de
nosso país e a africana definindo o que herdamos deles e
quais os motivos dessa herança.
Pedir que definam racismo e
façam painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito.
Produção textual a respeito de
preconceito de cor e seus prejuízos
Elaboração de poemas com o tema :
MUITOS PAÍSES DENTRO DO BRASIL?
Objetivos Ética
- Estimular o educando a agir de forma a
respeitar as regras do jogo e seus colegas de equipe bem como os
adversários
- Promover debates sobre a rivalidade entre
países participantes da copa do mundo seus benefícios em campo e seus
prejuízos fora dele.
- Confeccionar cartazes de incentivo à paz entre
as nações e a união de todos os povos.
Ética
União entre os povos
Regras para um bom jogo
Sugestões de Atividades
Pedir que as crianças produzam cartazes
com desenhos e /ou figuras que simbolizem a paz e a união entre os
povos
Debater sobre os benefícios do evento
Copa do Mundo que consegue unir países rivais durante seus torneios
Pedir que observem durante a Copinha
comportamentos adequado a serem mantidos em uma partida de
futebol que possam contribuir para melhor rendimento e apresentação do time
para listá-las em papel metro.
Objetivos Meio Ambiente
- Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a
listagem dos prejuízos que podem causar .
- Produzir panfletos sobre o lixo e seus
prejuízos
- Confeccionar latas de lixo .
Meio Ambiente
Poluição Sonora e Visual
Lixo
Sugestões de Atividades
Fazer uma análise dos benefícios e
prejuízos que podem haver durante uma partida de futebol e fazer a listagem em
cartazes.
Confeccionar latas de lixo decoradas para
espalhar pela escola durante a Copinha.
Elaborar panfletos informativos sobre o
lixo e seus prejuízos e distribuir durante a Copinha.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Nosso projeto terá sua culminância em
espaço aberto um dia após a final de nossa
Copinha. Na oportunidade estaremos
distribuindo as medalhas e os troféus ao 1°, 2° e 3° colocados.
Cronograma:
Hino Nacional Brasileiro
Entrega de troféus
Entrega de medalhas de:
Artilheiro
Goleiro menos vazado
Melhor zagueiro
Honra ao mérito
Escolha da melhor torcida e premiação da turma
com brinde a ser escolhido durante o andamento do projeto
Distribuição de brindes aos pais como
forma de agradecimento pelo apoio durante o projeto
Premiação do pai ou mãe mais presente durante
o andamento da Copinha
Despedida
Avaliação:
A avaliação será feita durante o
andamento do projeto através de atividades orais escritas, interesse ,
participação, assiduidade e pontualidade.